Notícias

I Fórum Paranaense de Ciências do Esporte - Unioeste

Editoria: Secretaria Estadual - Paraná
Data: 27/08/2019

Por: Comunicação CBCE

A Secretaria Estadual Paraná do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-PR), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, realizou, no dia 22 de agosto de 2019, o Fórum Paranaense de Ciências do Esporte – UNIOESTE.

O Evento foi o primeiro realizado dentro de um projeto previsto no Planejamento Estratégico da Secretaria, que busca pela realização de eventos de baixo custo, curta duração e público-alvo local, de maneira descentralizada, em busca da difusão do conhecimento e divulgação do CBCE. Ou seja, o CBCE-PR, em vez de realizar um evento de maior porte, como seria o caso de um congresso estadual, está experimentando a possibilidade de realização de eventos menores, mas descentralizados. Ao final da gestão 2018-2019 poderemos ter uma resposta/avaliação sobre os resultados dessa ideia.

Na ocasião, foram realizados duas palestras e dois minicursos para os acadêmicos e professores dos cursos de Bacharelado e Licenciatura da UNIOESTE. Uma palestra e um minicurso foram ministrados pelo Professor Mestre João Paulo Melleiro Malagutti (Professor da Universidade Estadual de Maringá – Paranavaí), sobre a auto-organização acadêmica para o esporte universitário. Tais atividades contaram também com a presença de acadêmicos de outros cursos da Instituição, que têm envolvimento com as Associações Atléticas Acadêmicas e com o esporte universitário de maneira geral. A outra palestra e minicurso foram ministrados pelo Professor Mestre Jeferson Roberto Rojo (Professor da Universidade Estadual de Maringá), sobre formação de grupos e treinamento de corrida de rua. Tais atividades estimularam importantes discussões, vez que tara de um tema de bastante interesse na Instituição, especialmente a partis de grupos de pesquisa e extensão coordenados pelo Professor Doutor Ricardo Brandt, também coordenador do curso de bacharelado.

O CBCE-PR agradece ao Professor Doutor Felipe Canan, secretário do CBCE-PR, pela organização e coordenação do Evento, aos Professores Doutores Arestides Pereira da Silva Júnior e Ricardo Brandt, respectivamente coordenadores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da UNIOESTE, pelo apoio na realização do Evento, ao Professor Doutor Edilson Hobold, diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, pelo apoio e representação do campus, a todos os Professores e a acadêmicos participantes e especialmente aos Professores Jeferson e João, que abrilhantaram o Evento com seu conhecimento. Agradecimentos também ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, enquanto instituição fomentadora do conhecimento e difusão científica da Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil, pela oportunização de autonomia das Secretarias Estaduais para realização de eventos como esse.

O Fórum paranaense de Ciências do Esporte - UNIOESTE foi aprovado como Evento de Extensão dentro da instituição, garantido registro dos certificados de todos os participantes.

Já estão em tratativas as próximas edições do Fórum para Universidade Estadual de Maringá, compus de Maringá, Universidade Estadual de Maringá, compus de Ivaiporã e Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí. Se você tem interesse em realizar uma edição do Fórum em sua Instituição de Ensino Superior, entre em contato com o CBCE-PR pelo privado.

Repercussões do Fórum Paranaense de Ciências do Esporte - UNIOESTE, com um agradecimento ao Professor Arestides pelo empenho em divulgá-lo, podem ser encontradas nos links abaixo, da UNIOESTE e de jornais da região Oeste do Paraná:

I Fórum Paranaense de Ciências do Esporte - Unioeste

Primeiro Fórum Paraense de Ciências do Esporte acontece em Marechal Rondon

Campus rondonense da Unioeste sedia o 1º Fórum Paranaense de Ciências do Esporte

Outras notícias