CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO DE EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE NA RBCE
A América Latina, nas últimas décadas, esteve ameaçada pelo avanço do neoliberalismo e do pensamento conservador que o acompanha e o sustenta no plano da “Batalha das Ideias”.
No caso brasileiro, a ciência, a educação, a universidade e a democracia foram duramente atacadas e – agravado pela Pandemia do COVID-19 – se assistiu ao fortalecimento do racismo, da xenofobia, do ódio, da intolerância, do machismo e do negacionismo. Todos estes fenômenos próprios – como já demonstrou a história – de períodos de crise social e econômica, constituem um solo fértil para o fortalecimento de ideologias de exceção.
A história traz, agora, uma nova perspectiva para a América Latina e, especialmente, ao Brasil. O processo eleitoral de outubro último, apontou a possibilidade de transformação das circunstâncias com a expectativa da realidade tender e demandar para a reconstrução e fortalecimento das elaborações teóricas de caráter humanista e democrático.
Atenta aos acontecimentos e mobilizada em contribuir com o processo de consolidação de alternativas, a RBCE propõe a publicação de um Dossiê que reúna a produção epistemológica que tem problematizado o avanço do pensamento conservador, bem como analisado os limites e as possibilidades contemporâneas para a construção e reconstrução de um projeto humanizador da Educação Física e Ciências do Esporte.
☑️ Nessa perspectiva, comunicamos que o próximo número da RBCE, volume 45, de 2023, contará com o Dossiê A Epistemologia na “Batalha das Ideias” da Educação Física e Ciências do Esporte Latino-Americana, organizado em parceria com o GTT Epistemologia do CBCE.
☑️ O objetivo do Dossiê consiste em reunir artigos da área da Educação Física e Ciências do Esporte que tematizem a crítica epistemológica contemporânea relativa às seguintes questões:
✔️ao avanço do pensamento conservador que se fortaleceu na última década, abordando sua gênese, conteúdo e consequências para a ciência;
✔️às possibilidades e às necessidades teóricas, éticas, estéticas e políticas para enfrentamento e a superação das ideologias de exceção e defesa da democracia;
✔️à atividade epistemológica como interrogação dos projetos de delimitação da Educação Física na América Latina.
Ao longo da trajetória de sua publicação, a RBCE vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações.
Além de marcar o retorno da publicação dos dossiês temáticos, tal iniciativa marca o aniversário dos 45 anos da RBCE, uma conquista deste que é o periódico científico mais longevo da Educação Física brasileira.
Visitem a página da RBCE, onde estão disponíveis os números já publicados e aproveite para conhecer as normas de publicação.