No dia 29 de outubro de 2021 realizamos oLançamento da "Rede de pesquisadores e pesquisadoras – corporeidades, práticas corporais e EJA". A data é significativa, pois outubro é o mês em que celebramos o ser professor/a e; 2021 é o ano em que comemoramos o centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. Esses dois festivos motivos nos fortalecem para enfrentar uma realidade em que a produção das desigualdades sociais se acentua, não somente por enfrentarmos a maior pandemia da nossa história, mas porque temos, nesse contexto, a produção de uma necropolítica por um (des)governo federal. Não podemos esquecer que são mais de 600 mil vidas, biografias, histórias, CPF perdidas para a covid-19 e que poderiam continuar a existir.
Para marcar esse lançamento da Rede, convidamos representantes de três instituições (dos Fóruns de EJA do Brasil; do Gt 18 da ANPEd e da Direção Nacional do CBCE), por dois grandes motivos: por reconhecer a importância dessas instituições no cenário brasileiro e, por considerar que uma educação crítica, que faça a leitura da realidade e crie possibilidades de mudanças é, necessariamente, histórica e coletivamente construída pelas memórias, pelas narrativas, pelas ciências, pelas instituições, pela preservação da vida. Obrigada professoras Maria Luiza Pinho Pereira, Ana Lucia Sarmento Henrique, Maria da Conceição dos Santos Costa, professor Tadeu João Ribeiro Baptista; técnico-administrativo do IEF-UFF Vinicius Godinho e; mestranda em educação pelo PPGEDU-FFP/UERJ Lara Holmes pela realização dessa live.
"A Rede de pesquisadores e pesquisadoras – corporeidades, práticas corporais e EJA" está sendo constituída e pretende realizar projetos conjuntos, somando-nos com unidades escolares, universidades, gestões públicas, movimentos sociais. Maiores informações em gpesquisaelac@gmail.com.