Secretarias

Bahia « Voltar     



SECRETARIA ESTADUAL DO CBCE DA BAHIA ​

PLATAFORMA DE GESTÃO: CHAPA CONFIRMA-AÇÃO - 2014/2016


PLANO DE AÇÃO - A chapa intitulada "CONFIRMA-AÇÃO" apresenta-se com a responsabilidade de ampliar as arestas da ciência e pesquisa no estado da Bahia, com o que há de novo nas tecnologias de fazer científico, além promover continuidade à gestão anterior (CONSOLIDAAÇÃO - 2012/2014) no que tange ao compromisso de miscigenar as experiências científicas válidas e construídas pelos diferentes coletivos envolvidos neste processo. Tal perfusão ampliará o alcance acadêmico-científico das produções construídas no âmbito estatal, horizontalizando o debate científico e tecnológico, harmonicamente, e consoante às ações regimentais instituídas pelo Colégio, as quais visam o fomento, divulgação e socialização da pesquisa científica. Dessa forma, para o alcance desses objetivos propomos como plataforma as ações seguintes: a) Trabalhar manutenção dos sócios (pessoas físicas) e ampliação dos sócios institucionais; b) Participar ativamente das ações, decisões e rumos do CBCE nacional, bem como, organizar a participação dos sócios do CBCE-Bahia no XIX CONBRACE e VI CONICE; c) Realizar, em parceria com as instituições de ensino superior, o Congresso Nordestino de Ciências do Esporte - CONECE, fortalecendo o debate sobre as Ciências do Esporte na região; d) Realizar em parceria com as instituições de ensino superior a 15ª e 16ª Jornadas Pedagógicas e os Painéis Temáticos como fóruns qualificados de debates e troca de experiências no âmbito da Educação Física, Esporte e Lazer; e) Articular aproximações e ações parceiras entre o CBCE e as lideranças comunitárias que atuam com educação e esporte na Bahia; f) Interiorizar as Representações da Secretaria do CBCE-Bahia nos municípios/instituições que tenham cursos na área de Educação Física e fortalecer os debates científicos junto às instituições das regiões; g) Estruturar, coordenar e qualificar as atividades dos Grupos de Trabalhos Temáticos ampliando as possibilidades de debate científico nas diferentes áreas de estudo e pesquisa do Estado da Bahia; h) Publicar livro com produções inéditas dos GTTs do CBCE/Bahia, para acesso, divulgação e democratização do conhecimento sobre as Ciências do Esporte; i) Apoiar as iniciativas de políticas públicas de esporte e lazer como direito social e reivindicar acento nos conselhos municipais e estadual de esporte.

A chapa “CONFIRMA-AÇÃO” é composta pelo professor doutor Romilson Augusto dos Santos, compondo a chapa como Secretário Estadual; pelo professor mestre Cristiano Vieira Santana, compondo como Secretário Adjunto; e pelo professor mestre Sílvio Romero Almeida da Silva, compondo como Tesoureiro.

  1. O Prof. Romilson é graduado em Educação Física (1987), com especialização em Metodologia da Educação Física Infantil (1987) pela Universidade Católica do Salvador (UCSal); É também especialista em Marketing (2000) pela Universidade Salvador (UNIFACS); Mestre (2001) e Doutor (2011) em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi Secretario Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - Ba (2006/2010) e Diretor de Marketing da Federação Baiana de Voleibol (2009/2010). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal da Bahia, onde leciona as disciplinas Recreação I; Etnolazer, culturas e "atos de currículo", Esporte II e Educação e Lazer. Tem experiência nas áreas de Marketing, Recreação, Lazer, Currículo, Formação e Sociologia; com ênfase em Sociologia do Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, juventude, lazer, educação física, turismo, gestão e marketing esportivo e formação de professores. Acumula dentre as demais funções a coordenador e líderança de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Mídia/Memória, Educação e Lazer, vinculado à UFBA.
  2. O Prof. Cristiano é graduado em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia (2009), com especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Educação pelo consórcio internacional e europeu EuroMIME (www.euromime.org). Pesquisador associado ao Grupo de Estudos Pesquisas em Mídia/Memória, Educação e Lazer (MEL) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrou o GTT de Comunicação e Mídia no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - Ba (2013/2014). Acumula experiência como docente na Licenciatura em Educação Física em IES e no PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores; e capacitador nos projetos Segundo Tempo e Mais Educação, ambos do Ministério do Esporte e Ministério da Educação, respectivamente. Atualmente atua como coordenador da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na UNIRB.
  3. O Prof. Silvio é graduado em Educação Física (2014) e em Engenharia Mecânica (1976), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É especialista em Politica, Gestão, Produção Cultural (2001), e possui mestrado profissional em Administração, ambos também pela UFBA. Possui experiência como monitor do programa “Mais Educação” (2012), vinculado ao Ministério da Educação, assim como foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / UFBA). Na UFBA é pesquisador associado ao Grupo de Estudos Pesquisas em Mídia/Memória, Educação e Lazer (MEL). No campo da engenharia possui vasta experiência como gestor.
Gestão

2014 / 2016

 

Staff

Secretário
- Romilson Augusto dos Santos ( Universidade Federal da Bahia ) - romiss64@yahoo.com.br
Secretário Adjunto
- Cristiano Vieira Santana ( Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio/FIB) ) - cvsantana@gmail.com